As Armadilhas do Sucesso

Por César Souza

Engana-se quem supõe que o sucesso é o objetivo final da vida. Na verdade, é apenas o começo.  Se a partir daí a trajetória pessoal não for muito bem gerenciada, o sucesso pode se converter em fracasso.

Há muitos exemplos de pessoas notáveis que ficaram conhecidas, não por seus melhores feitos, mas pela incapacidade de administrar o sucesso. Tais falhas arruinaram reputações e causaram sofrimento.

O ex-presidente americano Richard Nixon teve uma carreira política brilhante, mas ficou marcado pelo escândalo de corrupção de Watergate, que o obrigou a renunciar em agosto de 1974.

Roberto Baggio, artilheiro e capitão da seleção de futebol italiana, eleito o melhor jogador da Europa e do Mundo em 1993, é lembrado pelo pênalti que perdeu contra o Brasil na final da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos.

Mike Tyson, boxeador campeão dos pesos pesados, autor de nocautes históricos, foi preso sob acusação de estupro. E ao retornar ao esporte, em 1997, protagonizou uma cena bizarra: mordeu a orelha do adversário, Holyfield e ficou um ano banido do boxe.

Até mesmo o célebre Jack Welsh corre o risco de ser lembrado, não como um grande administrador, mas pelo envolvimento com uma jornalista que motivou sua separação e um processo milionário de divórcio estampado nas páginas dos jornais. Líder empresarial, promoveu uma reviravolta na GE que a fez ser eleita pelo Financial Times por quatro anos consecutivos “A Mais Admirada Companhia do Mundo”.

Você leitor, deve conhecer casos de pessoas de sucesso que acabaram se transformando em retumbantes fracassos.

O sucesso cria situações novas com as quais as pessoas nem sempre estão preparadas para lidar. Alimenta ciúmes, inveja, ressentimentos. É preciso saber administrar essas energias para evitar o erro da maioria: ficar preso nas suas armadilhas.

As principais “armadilhas do sucesso”:

  • Vaidade pessoal.
  • Repetir o que deu certo.
  • Onipotência.
  • Perder a sensibilidade
  • Ouvir as pessoas erradas.

Algumas medidas ajudam a escapar dessas armadilhas e a preservar o norte. Veja o que é preciso fazer para gerenciar bem o sucesso:

  • Entender o sucesso como instrumento, não um fim em si mesmo.
  • Saber que sucesso de hoje não garante sucesso no futuro.
  • Reconhecer a participação dos outros na sua vitória..
  • Cercar-se de gente independente e de confiança, que tenha a coragem de dizer verdades, por mais dolorosas que sejam, e relatar os fatos sem distorções.
  • Não se afastar das fontes de sucesso. Estar sempre em contato com os clientes, fornecedores, funcionários, comunidade, público, amigos, família, colaboradores.

Fracassos podem acontecer na trajetória de um sonhador. O que faz toda a diferença é a forma de lidar com ele. Nunca é tarde para dar a volta por cima e recomeçar. Que o diga o empresário Abraham Kasinsky. Rico e bem-sucedido, aos 82 anos iniciou um negócio novo. O pioneirismo já fazia parte de sua história. Nos anos 50, montou a primeira fábrica de autopeças do Brasil. Percebeu que aquela indústria ia crescer e precisar de matéria-prima nacional. Um dia apareceu no portão de sua casa um político. Juscelino Kubitscheck queria ser presidente do Brasil. Resolveu apoiá-lo. “Era um sonhador como eu“. Juscelino foi eleito e impulsionou a indústria automobilística. Kasinsky fez da COFAP a maior empresa brasileira do setor de autopeças.

Em 1997, cansado das desavenças entre os filhos e os sobrinhos pela sucessão da presidência, vendeu suas ações e foi curtir a aposentadoria. Mas não conseguiu ficar parado muito tempo. Comprou uma fábrica na Zona Franca de Manaus e começou a produzir motocicletas.

Assim como o sucesso, o fracasso nem sempre é permanente. Pode ser passageiro, apenas um obstáculo no caminho do sucesso maior que o espera no futuro. Aliás, aparentes fracassos podem ser, na verdade, um estrondoso sucesso.

Mas e você? Está preparado para o sucesso?

 

César Souza é um dos mais respeitados consultores sobre gestão, liderança e estratégia. Autor, consultor e palestrante, preside o Grupo Empreenda. Escreveu “Você é o líder da sua vida”,Você é do Tamanho dos Seus Sonhos, Jogue ao Seu Favor, Clientividade e Você Merece uma Segunda Chance.

blog.cesarsouza.net

 

A Empreenda presta serviços de consultoria em:

  • Estratégia Empresarial
  • Desenvolvimento de Líderes e Equipes
  • Eficácia Comercial / Qualidade de Atendimento
  • Qualificação e Desenvolvimento de Canais e Parceiros
  • Family Business

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *