Basquete e Management: as novas regras do jogo

Gostaria de compartilhar um insight sobre Liderança que me ocorreu na Philadelphia, após assistir ao jogo de basquete entre o grande campeão dos últimos anos da liga NBA, o Golden State Warriors e o time local, o Philadelphia 76ers. O Placar foi 120 x 117, suado até o último segundo.

Nesse mundo em reconfiguração em que vivemos também o basquete está sendo reinventado.

Uma das regras básicas da modalidade mudou: a posse de bola, que tinha o tempo máximo de 24 segundos antes de um arremesso, agora foi reduzida para 14 segundos no caso de a bola bater no aro ou for interceptada pelo adversário e voltar ao time atacante.

A nova regra do jogo passou a exigir maior velocidade e habilidade em fazer cestas de 3 pontos fora do garrafão. O placar ficou mais elástico e passou a ser comum chegar aos 120.

A consequência da nova realidade tem sido a mudança no perfil físico e nas habilidades dos jogadores. A atuação diferenciada de novatos, dentre os quais a grande estrela do momento na NBA, Stephen Curry, e do seu colega de time, Klay Thompson, tem demonstrado que está chegando ao fim a era do jogador grandão e pesadão, o “peixe gordo”, como o pivô Shaquille O’ Neal (2,16cm e 140kg), Patrick Ewing, Charles Barkley, dentre outros.

Hoje o basquete exige atletas capazes de arremessos precisos à distância, fora do garrafão. Curry, por exemplo, tem “apenas” 86kg e 1,91cm, um perfil muito diferente dos ídolos do passado.

Ou seja, no mundo em transformação, também o basquete se reinventa e o perfil do jogador acompanha a demanda.

Mas…qual o insight sobre Liderança? Qual a correlação entre Basquete e Management? O perfil do novo craque do basquete pode servir de metáfora para o perfil do NeoLíder nas empresas?

Sim, pois, de forma análoga, as transformações no cenário empresarial alteram as regras da competição e criam novos modelos de negócio que exigem um novo Perfil do Líder. No mundo corporativo não haverá mais espaço para o Líder “pesadão”, aquele tipo semelhante ao pivô que centralizava as jogadas no garrafão. O NeoLíder precisará ter muito mais agilidade, flexibilidade, compartilhamento, afabilidade e habilidades diferenciadas. Novos tempos, novas regras, novo perfil.

O jogo de basquete permite tangibilizar, de maneira nítida e visual, o novo perfil de líder que a nova realidade passou a exigir para aumentar as chances de sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *