COMO SERÁ A NEOEMPRESA ?

Por César Souza.

“Um trem bala trafegando em uma montanha russa!” essa é a imagem que o Presidente da Empreenda ,César Souza, usa para descrever a NeopEmpresa e os contornos do que será a vida empresarial no mundo em reconfiguração no qual vivemos.

         A empresa não é mais o centro de gravidade do mundo corporativo, como fomos induzidos a imaginar. Da mesma forma que a Terra não é o centro do universo como acreditávamos até o dia que Galileu Galilei provou que a Terra é que gira em torno do Sol e em torno dela mesma – e não vice-versa.

Nesse sentido, a  NeoEmpresa é uma entidade Multicentrada, que gravita em torno de clientes, pessoas, acionistas, parceiros, investidores, comunidades e demais partes interessadas. E não vice-versa.

A NeoEmpresa possui diversas características que a diferenciam das empresas tradicionais do passado:

… Constrói um “Mapa de Geração de Valor”, que é decorrente do Significado percebido pelas entidades que fazem parte do seu modelo de negócios, o que conduz a resultados surpreendentes, indo muito além do “mero” valor econômico;

… Integra, de forma sistêmica o modelo de negócios; o modelo de gestão; e o modelo organizacional, indo muito além da “colcha de retalhos” que caracteriza as fragmentadas empresas tradicionais;

… Atrai e desenvolve líderes inspiradores, verdadeiros “construtores de pontes”, que investem na formação de outros líderes, indo muito além dos chefes “construtores de paredes” individualistas e sectários que formam apenas seguidores;

… Luta pelo Progresso dos seus Clientes, em vez de apenas buscar o seu próprio progresso. Coloca o cliente no centro do seu organograma – sabedora de que o seu sucesso é consequência direta do sucesso dos seus clientes, distribuidores e parceiros. Educa o cliente para o que de fato necessita, indo muito além de simplesmente atender seus desejos e “superar suas expectativas”;

… Customiza a Gestão das Pessoas, em vez de apenas “Gerenciar Cargos”. Respeita a individualidade de cada um, oferecendo uma razão inspiradora para suas vidas. Obtém, assim, o melhor do seu patrimônio humano, indo muito além de simplesmente contar com “colaboradores satisfeitos”;

… Valoriza o Intangível, em vez de apenas o Tangível. Diferencia-se dos concorrentes por cultivar confiança, relacionamentos diferenciados, cultura diferenciadora, clima de inovação, indo muito além da gestão eficiente de capital, equipamentos, estoques, tecnologia e instalações.

… Desenvolve uma Cultura Integradora, organizada por negócios, indo muito além de apenas incentivar a tradicional postura fragmentadora, baseada na organização funcional.

… Constrói “Arquipélagos de Excelência”, em vez de “Ilhas de Competência”. Busca alto grau de integração tanto nas suas equipes de alta performance quanto na arquitetura de poderosos hubs de parceiros, indo muito além da gestão de fornecedores e prestadores de serviços;

… Cultiva a Paixão, em vez de valorizar apenas as pesquisas de motivação de funcionários e de satisfação de clientes. Constrói em todos os níveis e em todos os componentes do seu negócio um clima de apaixonamento, indo muito além de ser apenas uma “empresa admirada”.

… Reinventa-se continuamente, criando um clima de inovação permanente, ao incorporar clientes e parceiros na busca de soluções a quatro mãos, integradas e conjuntas, indo muito além da criatividade espasmódica e das “caixinhas de sugestões”.

Além disso, a NeoEmpresa:

  • Incorpora a Sustentabilidade ao seu Modelo de Negócios, identificando de forma customizada o fator critico para os seus diversos públicos.
  • Coloca a Tecnologia a serviço do Ser Humano e não vice-versa, estimulando, assim, o “high touch” sempre que precisar da “high tech”;
  • Estrutura-se de forma horizontal, direta, flexível, focada em Centros de Resultados e em Negócios, em vez de se organizar por uma estrutura funcional e por centros de custos. A NeoEmpresa edifica, assim, um modelo de Governança sadio, que evita engessar o processo decisório e, consequentemente, afugentar os jovens talentos inquietos das novas gerações.

Outra característica que vale a pena destacar: A NeoEmpresa valoriza o sonho como a primeira etapa do Planejamento Estratégico, levando em conta as aspirações de empreendedores, clientes, parceiros e colaboradores, em vez de considerar o processo de planejamento apenas um ritual lógico e racional para registrar decisões e metas.

Enfim, os líderes da NeoEmpresa constroem o Futuro, enquanto garantem o Presente, buscando no curto prazo a excelência do longo prazo.  Não visam apenas ao crescimento desenfreado, mas ao desenvolvimento que a torne longeva, auto-sustentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *