Empresários de sucesso criam projeto para formar novos empreendedores

De acordo com a Pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizada em 2015 e patrocinada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), uma média de quatro em cada dez brasileiros adultos já possuem um negócio ou estão envolvidos na criação de uma empresa.

Pelos resultados, no ano passado a taxa de empreendedorismo no Brasil foi de 39,3%, a maior dos últimos 14 anos e quase o dobro do registrado em 2002, que era de 20,9%. A pesquisa foi realizada entre os meses de setembro e novembro de 2015 e contou com uma amostra composta por duas mil pessoas entre 18 e 64 anos de todas as regiões do país, e mais 74 especialistas em empreendedorismo.

Os números mostram o quanto o segmento de empreendedorismo está aquecido, entretanto, muitos profissionais abrem o próprio negócio por conta do desemprego, mas não possuem o conhecimento necessário para manter a empresa funcionando. E foi para preencher essa lacuna que quatro empreendedores de sucesso – César Souza, Paulo Castro, Delmas Penteado e Milton Camargo – se uniram para criar o Espaço do Empreendedor (EdE).

Inicialmente o EdE lançará sua plataforma digital e, em seguida, sua primeira unidade física na capital paulista. A meta é capacitar e viabilizar o sonho de mais de 200 mil empreendedores e inaugurar cerca de 50 unidades físicas em todo o Brasil em três anos.

Escola vai formar e atualizar empresários

Lançado em 18 de outubro de 2016, o projeto é voltado para empreendedores que desejam alavancar o seu negócio; pessoas que sonham em iniciar um empreendimento; desempregados que, por necessidade, desejam trabalhar por conta própria; jovens que preferem iniciar o seu próprio negócio a trabalhar como empregados; e aposentáveis ou aposentados da melhor idade (Grupo 50+) que desejam se preparar para iniciar seu negócio.

“O objetivo do Espaço do Empreendedor é ser mais que um curso ou uma escola. Baseados na nossa experiência como empreendedores, almejamos virar uma página na história do empreendedorismo brasileiro, contribuindo para diminuir a elevada taxa de mortalidade das novas empresas no país”, destaca Souza.

O EdE tem duas modalidades de aprendizagem, que podem ser combinadas na formação de um empreendedor: uma plataforma totalmente digital, a www.ede.net.br, e cursos híbridos, mesclando aulas online e capacitação presencial. “Todo o conteúdo ficará concentrado na plataforma digital, porém, presencialmente, monitores poderão tirar dúvidas, promover debates e trocar experiências e firmar parcerias entre os empreendedores”, explica Milton Camargo.

Satisfeito com a criação do projeto, Paulo Castro ressalta que não há nada igual no mercado. “O Espaço do Empreendedor será uma espécie de ‘loja de conveniência’, oferecendo uma solução integrada para empreendedores de todos os portes e origens em qualquer que seja o estágio do negócio”. E completa: “Combinamos a conveniência da educação online, que respeita a disponibilidade de tempo e o ritmo de cada participante, com a oportunidade de convivência e de troca de experiências do modelo presencial.”

Projeto promete atrair profissionais com sua metodologia

Em vez de cursos específicos, o EdE integra as diferentes disciplinas necessárias ao sucesso de um negócio: Gestão de Resultados, Gestão de Clientes, Gestão de Pessoas, Gestão de Parceiros, Gestão de Processos e Sistemas, Autogestão e Plano de Negócios com Alma®. Todo o conteúdo será padronizado, ou seja, será o mesmo em qualquer parte do Brasil.

“O conceito de Plano de Negócios com Alma® serve para o empresário entender o seu negócio como um todo e consiguir trazer a ‘alma’ da empresa para dentro do planejamento”, explica Castro.

Os cursos são elaborados em vídeo-aulas. Com o Método 24 horas®, dividido em oito módulos com duração de três horas cada, o participante ganha tempo e flexibilidade. Outro diferencial é a linguagem simples, voltada ao empreendedor brasileiro, e não aos executivos. É empreendedor falando para empreendedor.

“O conteúdo prevê casos práticos e reais, com depoimentos de empresários de sucesso e especialistas no tema. Ao final dos módulos, o participante estará preparado para realizar um plano de ação, aumentar a performance do seu negócio ou mesmo iniciar uma gestão eficaz”, finaliza Delmas Penteado.

Sobre os fundadores:

Cesar Souza começou seu primeiro empreendimento, uma operação caseira que construía e comercializava pipas, aos 9 anos. Foi franqueado da Aqualung, construiu e operou um hotel em Búzios (RJ) durante 17 anos. Atualmente, preside o Grupo Empreenda, consultoria que tem como clientes inúmeras empresas em diversos ramos de atividades. Cesar é o CEO do EdE e presidente do Conselho de Administração da Casa do Empreendedor. Em 1994, o World Economic Fórum, em Davos, Suíça, o nomeou como um dos “200 Global Leaders for Tomorrow”. César é autor do best-seller sobre empreendedorismo “Você é do Tamanho de Seus Sonhos”.

Paulo Castro foi um dos fundadores da NUTECNET, em 1995, primeira rede nacional de acesso à internet no Brasil, adquirida pela Telefônica em 1999, tornando-se o TERRA, empresa líder no mercado digital na América Latina. Após a venda, Castro continuou como executivo da empresa, tendo sido por 10 anos o diretor geral do TERRA no Brasil, principal mercado da empresa. Em 2012, Castro tornou-se o CEO global da empresa, liderando a operação em 15 países, na América Latina, além dos Estados Unidos e Espanha, onde permaneceu até final de 2015.

Delmas Penteado é executivo com mais de 45 anos de experiência e possui sólida carreira internacional, tendo dirigido empresas e empreendimentos com atuação em países como EUA, Inglaterra, México e Chile. Foi alto executivo de empresas como Agra, Tenenge, Norsul Offshore e Lorentzen. Também foi vice-presidente de desenvolvimento organizacional e gestão de pessoas do Grupo Solvi.

Milton Camargo tem uma trajetória 100% empreendedora. Começou a empreender informalmente aos 12 anos de idade, tendo sido emancipado pelos seus pais aos 14 anos para iniciar a formalização de seu primeiro negócio. Fundou e dirigiu jornais de bairro, bureaus de impressão e a agência de comunicação e marketing Creative Works. Atualmente é sócio-diretor executivo do Grupo Empreenda, cofundador da Casa do Empreendedor e COO do EdE.

Link da reportagem: http://www.mundocarreira.com.br/empreendedorismo/empresarios-de-sucesso-criam-projeto-para-formar-novos-empreendedores/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=empresarios-de-sucesso-criam-projeto-para-formar-novos-empreendedores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *