TEAM BUSINESS, MUITO ALEM DO TRADICIONAL “TEAM BUILDING”

INTEGRAÇÃO — EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE

O sonho de todo líder é o de transformar seu time de liderados em uma EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE.

Muito tem sido investido em diversas tentativas utilizando uma multiplicidade de técnicas, ferramentas e instrumentos. Temos presenciado muito modismo com alguns conceitos emprestados de vários campos do conhecimento visando engajar, motivar, comprometer e aumentar o grau de sinergia dos membros de uma equipe. Temos importando muita coisa de culturas bem diferentes da nossa…

Os resultados tem sido limitados. Alguns deles produzem bem estar nas pessoas durante sessões de workshops, mas no dia seguinte o que foi pensado e vivenciado não consegue ser colocado no dia a dia da empresa.

Como líder de equipes, na minha atuação profissional, sempre me preocupei com a eficácia do investimento de tempo e recursos. Qual o retorno no investimento feito para desenvolver equipes? Como transformar “ilhas de competência” em um “arquipélago de excelência”. Angustiado com essas questões, criei há algum tempo e mis recentemente desenvolvi a Metodologia do TEAM BUSINESS, que vai muito além do conhecido “Team Building”.

O Team Business tem uma dose elevada de pragmatismo. E tem como pano de fundo, como próprio nome diz, o Negócio, a Estrategia e os Resultados desejados.

O que parece óbvio nem sempre era praticado: não podemos “desenvolver” equipes no vazio, sem substância.

A Metodologia do Team Business consiste em conduzir a equipe ao longo de 5 passos:

1. PROPOSITO COMUM: qual a Causa, a bandeira daquela equipe? Qual o SIGINIFICADO ? qual a contribuição, o benefício que aquela equipe se compromete a gerar? Isso obviamente alinhado com a Estratégia da empresa;

2. CLIENTES: quem são os beneficiários do que essa equipe produz? A quem desejo servir e como?

3. RESULTADOS DESEJADOS: quais os Resultados quantitativos e qualitativos que a equipe se compromete a entregar?

4. COMPETÊNCIAS: quais competências a equipe e cada membro precisa adquirir para aumentar sua performance?

5. MAPA DE ATITUDES E POSTURAS: quais as atitudes precisamos adquirir, quais precisamos consolidar e principalmente quais precisamos eliminar? Pro exemplo: individualismo, seria bom eliminar? E pessimismo? Seria bom adquirir maior velocidade de respostas?

Uma vez compartilhado e obtido um alinhamento e consenso sobre esses 5 pilares, a equipe precisa definir PRIORIDADES e ASSUMIR COMPROMETIMENTO coletivo com essas decisões.

Se você é líder de uma equipe e precisa alinhar, melhorar o nível de performance e superar desafios e entregar resultados surpreendentes, experimente a Metodologia do Team Business, uma forma simples e direta de mobilizar as pessoas em torno de um compromisso comum.

Não se trata de mais um modismo, mas de uma forma de pensar e de exercer a Liderança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *