7 Atitudes para Enfrentar a Crise do Covid-19

Esse momento de confinamento exige – além de todas as providências de higiene e limpeza pessoal e na casa já exaustivamente divulgadas pelos médicos, especialistas e mídia – um conjunto de Atitudes junto aos familiares (presencial) e aos colegas de trabalho (remoto):

1. Coerência entre o discurso e a prática: não adianta, por exemplo, dizer aos filhos que precisa limpar as mãos ou que é importante se hidratar, se você não dá o exemplo e faz o mesmo.

2. Inteligência Emocional: momento de respirar fundo, controlar irritações advindas de adversidades, receios e frustrações e demonstrar maturidade no trato com o outro. Ter medo é natural. Importante é como lidar com o medo e com a ansiedade. Se necessário, procure meditar alguns minutos cada dia e desenvolver seu autoconhecimento.

3. Propósito: procurar dar um sentido de rumo, direcionamento e benefícios que podem ser extraídos da situação delicada que todos estamos vivenciando. Continue sonhando com o futuro do País, da Empresa, da sua Família e da sua Vida!

4. Velocidade para agir: não é momento de postergar e “empurrar com a barriga” assuntos como o controle total do orçamento e das despesas em casa e na empresa.

5. Otimismo saudável: acreditar que as coisas vão se resolver e lutar pelas soluções, difundindo a esperança responsável decair novos ventos voltarão a soprar

6. Coragem: para tomar as decisões difíceis e delicadas assim como para se posicionar claramente frente a temas polêmicos. Os parentes, liderados, colegas e amigos precisam de assertividade e devemos evitar posições “em cima do muro”, dubiedades e inseguranças pessoais.

7. Disciplina, determinação, perseverança: momento de evitar desperdícios de tempo, energia e procurar cumprir as rotinas mínimas que sejam saudáveis, como hora para trabalhar no Home office, exercícios físicos, momento definido para se alimentar, dormir, etc.

Além dessas 7 Atitudes, importante desenvolver a Criatividade evitando que a situação leve a chatice e a tristeza. Por exemplo, celebrar aniversários de familiares ou de amigos via Zoom, assim como fazer happy hour de vez em quando via vídeo conferência. Também muito relevante cultivar a Empatia pelo Outro, demonstrando compreensão e generosidade, como a notável atitude de um vizinho que se ofereceu para ajudar as pessoas dos grupos de risco do condomínio nas suas necessidades de compras e atividades externas.

Finalmente, procure Divertir-se um pouco, ouvindo boas músicas, vendo ou revendo bons filmes, assistindo peças teatrais e musicais online, “visitando” os melhores museus do mundo, colocando a leitura em dia, conduzindo sessões de ginástica improvisada com familiares e agregados.

Ah! Seja bastante Seletivo em notícias e nas mensagens que recebe nos grupos de redes sociais. O vírus das fake news e das pregações ideológicas são também perniciosos, assim como o negativismo, o pessimismo e o fatalismo difundido por certas pessoas. Lave bem as mãos para combater o Corona Vírus, mas não esqueça de lavar muito bem a Alma para afastar os arautos das desgraças.

 

* Consultor, palestrante e CEO do Grupo Empreenda, autor de “Você é o Líder da Sua Vida?” (Editora Sextante) e “Você é do Tamanho dos Seus Sonhos” (Editora Ediouro). Apontado pelo World Economic Forum como um dos “200 Global Leaders for Tomorrow”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *