Em época de crise, é bom ficar atento às oportunidades de negócios, e empreender é uma das saídas para a crise. O fundador do Grupo Empreenda, responsável por realizar consultorias empresariais, César Souza, afirma que “o varejo e o comércio também estão em crise. A aposta agora deve ser em novas formas de se relacionar e fazer comércio, investindo em lojas virtuais e prestações de serviço diferenciados”.
Em busca de uma alternativa, muitos profissionais têm apostado no empreendedorismo. Segundo uma pesquisa realizada pela Randstad WorkMonitor, 67% dos brasileiros gostariam de abrir seu próprio negócio. “Ao invés de procurar emprego, procure clientes” é a recomendação de César Souza, consultor empresarial. Em meados de 2016, em pesquisa realizada pela Receita Federal, o RN já contava com quase 80 mil microempreendedores individuais de diversas áreas de comércio.
No entanto, empreender não é algo tão simples. “É um bom momento para quem tá desempregado e tem ideias ousadas e inovadoras, mas tempos de crise também representam menos clientes e menos crédito”, explica César Souza, autor do livro Jogue a Seu Favor – vire a sorte trabalhando por conta própria. O Indicador Serasa Experian registrou em maio um recorde histórico de 61 milhões de consumidores inadimplentes em todo o país.