Vou pular a lista de providências de higiene pessoal (lavar mãos, álcool em gel, eventuais espirros, etc) e residencial (limpeza, janelas abertas, regras de confinamento se aparecerem sintomas), pois tudo isso já tem sido exaustivamente divulgado. Mas é muito importante perseverar em todas as recomendações já difundidas por médicos e experts, claro!
Além de trabalhar e procurar ser bem produtivo e útil (Home office não é férias), foco aqui em um checklist com algumas coisas básicas que temos feito em casa para mitigar riscos de outras doenças e diminuir o impacto eventual do vírus:
A) Gargarejo diário com água morna, sal e limão
B) limpar as narinas com água morna e sal (utilizando cotonetes)
C) Vitamina C 500 mg / dia (muito importante)
D) gotas de limão espremidas em água morna (3x ao dia)
E) ingerir 3lts água / suco / líquidos dia evitando bebidas geladas e refrigerantes. Chá natural morno 2 vezes ao dia.
F) Vitamina D 3x semana (muito importante)
G) Zinco 1 drágea 2 x semana – Boas fontes de zinco: sementes de abóbora e também o chocolate amargo com pelo menos 70% cacau
H) Vitamina E (menos relevante, mas uma porção pequena de castanhas naturais ajuda)
I) tomar a vacina tetravalente e ajudar os familiares a fazer isso
Antes de seguir as sugestões acima, recomendo que valide tudo isso com o seu médico!
Além disso recomendo;
(i) diariamente fazer o teste de respirar fundo e prender a respiração por pelo menos 10 seg. (ideal 20 seg.) para ver se temos tosse ou falta de ar;
(ii) fazer caminhadas diárias, dentro do apartamento / varanda / quintal / condomínio por 30 min. pela manhã e 30 min. à tarde – perfazendo um total mínimo de 1km -, seguido de exercícios leves com os braços, tronco e pernas.
Nas horas vagas, após o trabalho pois, repito, Home office não é férias, sugiro aproveitar a economia de tempo que era desperdiçado nos deslocamentos que fazia antes da quarentena para:
- ouvir música / cantar / dançar
- assistir bons filmes
- ler bons livros / estudar / aproveitar cursos online sendo disponibilizados
- ser seletivo em notícias, evitando o bombardeio de fake news e repetições de notícias desagradáveis
- cuidar da mente, pois a imaginação induzida por pessoas pessimistas e pelos alarmistas de plantão pode causar doenças – especialmente em pessoas em processo inicial de amadurecimento.
- cuidar dos familiares, amigos e vizinhos
- arrumar a casa / contribuir com afazeres domésticos, etc.
Tudo isso exige muita disciplina, determinação, perseverança, coragem, velocidade para agir, coerência entre o discurso e a prática e muita inteligência emocional para lidar com essa situação inusitada. Agradeço muito ao querido amigo Luiz Edmundo Rosas pela generosidade de inúmeras dicas.
Cuide-se e aos seus. Prepare-se para uma vida nova quando outros ventos começarem a soprar.