Existe um preconceito generalizado sobre a possibilidade dos membros de um casal trabalharem juntos. Acredito, por experiência própria, que esta é uma ideia morta que precisa ser sepultada.
As circunstâncias mudaram muito e as oportunidades da economia criativa e da era do intangível não podem ser acorrentadas por velhos dogmas típicos da Era Industrial.
O refrão da linda música de Belchior “ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais” soa lindo mas não corresponde mais à realidade do mundo contemporâneo.
Não somos os mesmos nem vivemos como nossos pais, já há algum tempo. Foi-se o tempo em que se podia separar o negócio da vida familiar e em casa, não se tratar de trabalho.
Conheço inúmeros casos da atual geração cujos membros do casal trabalham juntos, têm sucesso juntos e são felizes.
Alguns cuidados, porém, são necessários. Pelo menos 5 dicas para um casal trabalhar junto e ter sucesso nos negócios:
- Evite subordinação hierárquica. Não pode ter “chefia” no casal.
- Compartilhe os ganhos. Não pode apenas um ganhar, o lucro tem de ser compartilhado.
- Dividam bem as responsabilidades e de forma complementar.
- Evite divergências em público. Eventuais conflitos devem ser resolvidos sem plateia.
- Não permita que terceiros interfiram na harmonia do casal, evitando as armadilhas do percurso. Transparência e sinceridade são fundamentais.
Enfim, casais inteligentes sonham juntos, têm sucesso juntos e se divertem juntos!
Bom mês dos namorados!
César Souza é autor de diversos best-sellers, que figuram em várias listas na categoria Negócio, tendo vendido mais de 400 mil exemplares, dentre os quais “Você é do Tamanho dos seus Sonhos”, “Você é o Líder da sua Vida”, “A NeoEmpresa”, o provocativo “Clientividade®: Como oferecer o que o seu cliente Valoriza” e o recém laçado “Jogue a Seu Favor – Vire a sorte trabalhando por conta própria”.