Sonhar é inventar o futuro

Por César Souza

Viciados em competências técnicas, achamos que somos reconhecidos por nossas habilidades. Entramos em escolas para aprender técnicas variadas, aprendemos modelos macroeconométricos, CRMs, técnicas em recrutamento e seleção de pessoas, pesquisas de mercado sofisticadas, fluxos de caixa descontados, obtemos doutorado em metodologia disso e daquilo. Achamos que o sonho é ter MBA, dominar o computador, fazer modelagens da realidade em Powerpoint. Esses são apenas instrumentos para chegar lá.

Sonhar com os olhos abertos é muito mais. Diz respeito às escolhas que fazemos: onde quero estar, o negócio ao qual vou me dedicar, os clientes que pretendo atender, o lugar onde quero morar, a educação que desejo para meus filhos, os amigos que planejo ter, a causa que vou abraçar.

Devemos parar de gastar nosso tempo em somar habilidades, encher o currículo de competências. A habilidade suprema, agora, é ter um plano factível que viabilize a realização de nossos sonhos. Devemos ser reconhecidos pelas escolhas que fazemos dos nossos sonhos.

O sonho não é uma camisa-de-força. Não é estático, mas dinâmico. Pode ser comparado a um alvo móvel. As circunstâncias mudam, os desejos também.

O apego exagerado a um sonho faz perder a oportunidade de concretizar outros. O grande perigo é não realizar esse e nenhum outro, morrendo apegado à idéia de como sua vida poderia ter sido e não foi.

Em vez de passar a vida amarrado a um único sonho, escolha objetivos múltiplos. Tenha um alvo para sua vida pessoal, para sua família, outro para sua empresa, mais um para sua comunidade. Diferentes aspirações podem conviver em paz, sem desperdício de energia, desde que você se organize.

Precisamos transformar sonhos em projetos. Aliás, projetos nada mais são que sonhos com data marcada. Empreender sonhos não é obra do acaso. Requer gestos conscientes.

Ninguém pode sonhar por você. O sonho é um projeto pessoal, mas as outras pessoas são fundamentais para alcançá-lo. Ninguém o realiza sozinho.

Em vez de “apenas” buscar sobreviver na dura realidade que nos cerca, tentando adivinhar o futuro, invente o futuro. Sonhar é inventar o futuro.

 

 

César Souza é um dos mais respeitados consultores sobre gestão, liderança e estratégia. Autor, consultor e palestrante, preside o Grupo Empreenda. Escreveu “Você é o líder da sua vida”,Você é do Tamanho dos Seus Sonhos, Jogue ao Seu Favor, Clientividade e Você Merece uma Segunda Chance.

blog.cesarsouza.net

 

A Empreenda presta serviços de consultoria em:

  • Estratégia Empresarial
  • Desenvolvimento de Líderes e Equipes
  • Eficácia Comercial / Qualidade de Atendimento
  • Qualificação e Desenvolvimento de Canais e Parceiros
  • Family Business

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *